Pular para o conteúdo principal

Whatsapp: 5 dicas de como melhorar na comunicação

 

Atualmente o whatsapp é o meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros, desse modo, é muito importante traçar estratégias que facilitem a comunicação entre empresa e cliente, sobretudo porque o contato com o cliente ao utilizar esse aplicativo se torna mais pessoal, inclusive podendo definir a opinião do cliente sobre a empresa, por isso é imprescindível observar as dicas a seguir.

1.     Whatsapp pessoal ou profissional?

Para promover uma experiência diferenciada ao seu cliente é necessário evitar contatos em momentos errados, vamos exemplificar, seu cliente precisa de um boleto ás 22 horas de uma sexta-feira e você está utilizando o app, mas não o responde. Isto pode acabar dando um teor negativo para o relacionamento dele para com a empresa, agora se tiver um número separado, o mesmo observará que não está online e as chances de atrito são menores, e ainda existe a questão do status que serve para compartilhar momentos, é interessante que se evite compartilhar momentos pessoais no whatsapp utilizado pela empresa, pois isto pode afastar os seus clientes.

2.     Whatsapp Business

O whatsapp business é uma versão do whatsapp para empresas que te trás diversas funcionalidades extras como, mensagens automáticas, endereço da empresa, horários de funcionamento, outras formas de contatos e catálogo de produtos. Além disso, é importante ressaltar que o cenário digital está cada vez mais competitivo e utilizar uma ferramenta mais profissional pode fazer toda a diferença para sua organização e produtividade.

3.     Mensagens automáticas

As mensagens de saudação e ausência do whatsapp podem ser diferenciais quando utilizadas de maneira estratégica, busque sempre expor informações chave como os horários de funcionamento da empresa, e destacando os motivos do não atendimento naquele horário especifico na mensagem de saudação.

4.     Resposta rápida

O acumulo de solicitações pode acabar chateando o cliente, então, sempre defina uma ordem e um tempo médio para fazer o atendimento inicial, assim sempre informe isso na mensagem de saudação, mantenha a conversa com o cliente, buscando esclarecer duvidas que apareçam, e é importante não abandonar o seu cliente para resolver o problema sem antes informa-lo que está fazendo isso, e logo após a resolução volte a entrar em contato com o mesmo.

5.     A necessidade do seu cliente

Às vezes o cliente pode ter dificuldade em informar o que realmente necessita, seja por falta de conhecimento técnico ou por exaltação momentânea, então, sempre se coloque ao lado do cliente como o agente “resolvedor” de problemas, peça que ele lhe explique detalhadamente e mostre para ao mesmo que após a explicação você conseguirá resolver o problema dele. 

 

Por: Paulo Vicente da Silva Costa.

Referências:

https://www.agendor.com.br/blog/atendimento-ao-cliente-via-whatsapp/ 

 http://blog.penseavanti.com.br/whatsapp-nas-empresas-conheca-os-riscos-do-uso-corporativo-do-app/  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3 Fatos importantes sobre assembleias condominiais

    A assembleia de condomínio acontece quando os condôminos estão reunidos para votarem sobre questões do interesse coletivo. É um ato solene, assim para se ter validade inúmeras formalidades devem ser seguidas e adotadas pelos administradores do condomínio, que vai desde a convocação do edital contendo todas as demandas a serem discutidas na ordem do dia à finalização. Existe a Assembleia Geral Ordinária , normalmente ocorrendo uma vez ao ano, e é utilizada para prestação de contas, previsão orçamentária, eleição de sindico, dentre outros. Já a Assembleia Geral Extraordinária acontece para discutir e aprovar itens que não foram contemplados na primeira. Em todas as assembleias as decisões são feitas por meio de quórum definidos por lei, ou em sua ausência pela convenção. Ainda segundo a lei, e quando não se é exigido quórum especial, as decisões da assembleia serão tomadas em primeira convocação, por maioria de votos dos condôminos presentes que representem pelo menos metade d

Casa Verde e Amarela

        O Governo Federal lançou em agosto do ano passado (2019), o Programa Casa Verde e Amarela que irá substituir o programa “Minha Casa, Minha Vida”, e terá algumas particularidades a mais. Dentre elas, além do financiamento para a habitação, o programa Casa Verde e Amarela, vai trabalhar com a regularização fundiária e também com melhoria dos imóveis. Como objetivo do programa, está o de legitimar mais de 2 milhões de habitações, assim como promover melhorias de mais outras 400 mil, até o ano de 2024. Ainda haverá uma diferenciação para com o Norte e Nordeste do país, onde se concentram os maiores déficits habitacionais do Brasil. Os dois estados terão redução na taxa de juros para o financiamento habitacional e outros benefícios. A previsão é de que terão taxas de juros reduzidas em até meio ponto percentual para famílias com renda até R$ 2 mil por mês e 0,25 para quem ganha entre R$ 2 mil e R$ 2,6 mil. Os juros poderão chegar a 4,25% ao ano para cotistas do FGTS enquanto nas

Aprenda como reajustar seu aluguel pelo IGPM

Primeiro para se entender como calcular o IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado), é necessário entender o que ele significa. O IGPM é um índice divulgado todo mês pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), criado no fim da década e 1940 e serve como uma referência mais abrangente em relação aos demais índices utilizados no mercado. Ele ainda é feito por meio de avaliações de preços de itens básicos como: educação, seguros, planos de saúde e imóveis. Para se chegar ao resultado do IGPM são utilizadas outras três variações de preços que também são calculadas pela FGV, que abrangem os preços que se praticam no setor atacado, ao consumidor e construção, no caso, o IPA (Índice de Preços ao Produto Amplo) representando 60% do IGPM; IPC (Índice de Preços ao Consumidor), representando 30% e o INCC (Índice Nacional de Custos ao Consumidor) encerrando os 10% restantes do IGPM. Ele também é usado em larga escala para a atualização de muitos contratos, seja no