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O mercado imobiliário brasileiro no início do século XXI

 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), elaborou estudos no Brasil nos últimos anos sobre o índice ocupacional, e encontrou um déficit habitacional no país de 5,2 milhões de residências. No entanto, existe uma estimativa para 2024, que 10 milhões de novas famílias sejam constituídas, assim sendo, aumentando a demanda por novas habitações. E para alcançar o ponto de equilíbrio de tal déficit seriam necessários investimentos anuais da ordem de R$ 76 bilhões em programas habitacionais.

O mercado imobiliário é o local onde agentes econômicos realizam trocas de bens de serviços por dinheiro ou por outros bens. Assim, o mercado pode ser contextualizado também como um conjunto de compradores e vendedores que executam transações de comprar e vender seus produtos ou serviços. Além disso, proporcionam uma renda urbana significativa, visualizada na abertura de novos empreendimentos habitacionais e comerciais, como edifícios habitacionais, casas, centros comerciais, atacadistas, varejistas, bancos, salas comerciais, farmácias, padarias, supermercados, materiais de construção, enfim a existência de diversos mercados localizados nos municípios, bairros e regiões metropolitanas.

Neste sentido, o estudo sobre o mercado imobiliário se torna de grande relevância, visto que o setor possui boas perspectivas, e veio contribuindo e atraindo investidores por várias décadas, totalizando 2,3 bilhões de propriedades, segundo dados do IPEA (2013). Os cientes na locação de imóveis, delimitam anseios com características preliminarmente primordiais, como: atributos físicos do bem, vizinhança, localização, características ambientais peculiares ao imóvel e preço do aluguel. E, é extremamente importante a todo o mercado de imóveis conhecer e avaliar tais anseios dos clientes.

 A composição desse mercado sobretudo é complexa, sendo formado por diversos setores que inclui desde as vendas, financiamentos, locações, administração de condomínios residenciais até edificações, construções entre outros. E, para sobreviver no mercado, às empresas do setor precisam desenvolver estratégias para os momentos mais turbulentos sem perder sua competitividade

 

Fontes:

 

MATOS, D.; BARTKIW, P. I. N. Introdução ao Mercado Imobiliário: Curso Técnico em Transações Imobiliárias. e-Tec/MEC: IFPR, 2011.

 

VALOR ECONÔMICO (SÃO Paulo). FGV: Brasil precisa de R$ 76 bi ao ano para zerar déficit habitacional. 2014. Elaborada pela FGV. Disponível em: http://www.valor.com.br/brasil/3733244/fgv-brasil-precisa-de-r-76-bi-ao-ano-parazerar- deficit-habitacional. Acesso em: 18 de outubro de 2020.

 

Autor:

 

Aluydio Bessa Amaral

Administrador (CRA-PI 20-04992)

Corretor (CRECI-PI 2777)

Gerente Geral da Imobiliária J. Castro

 

Revisores:

 

Valéria

Aluydio

 

 

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