Atualmente o whatsapp é o meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros, desse modo, é muito importante traçar estratégias que facilitem a comunicação entre empresa e cliente, sobretudo porque o contato com o cliente ao utilizar esse aplicativo se torna mais pessoal, inclusive podendo definir a opinião do cliente sobre a empresa, por isso é imprescindível observar as dicas a seguir.
1. Whatsapp pessoal ou profissional?
Para promover uma experiência diferenciada ao seu cliente é necessário evitar contatos em momentos errados, vamos exemplificar, seu cliente precisa de um boleto ás 22 horas de uma sexta-feira e você está utilizando o app, mas não o responde. Isto pode acabar dando um teor negativo para o relacionamento dele para com a empresa, agora se tiver um número separado, o mesmo observará que não está online e as chances de atrito são menores, e ainda existe a questão do status que serve para compartilhar momentos, é interessante que se evite compartilhar momentos pessoais no whatsapp utilizado pela empresa, pois isto pode afastar os seus clientes.
2. Whatsapp Business
O whatsapp business é uma versão do whatsapp para empresas que te trás diversas funcionalidades extras como, mensagens automáticas, endereço da empresa, horários de funcionamento, outras formas de contatos e catálogo de produtos. Além disso, é importante ressaltar que o cenário digital está cada vez mais competitivo e utilizar uma ferramenta mais profissional pode fazer toda a diferença para sua organização e produtividade.
3. Mensagens automáticas
As mensagens de saudação e ausência do whatsapp podem ser diferenciais quando utilizadas de maneira estratégica, busque sempre expor informações chave como os horários de funcionamento da empresa, e destacando os motivos do não atendimento naquele horário especifico na mensagem de saudação.
4. Resposta rápida
O acumulo de solicitações pode acabar chateando o cliente, então, sempre defina uma ordem e um tempo médio para fazer o atendimento inicial, assim sempre informe isso na mensagem de saudação, mantenha a conversa com o cliente, buscando esclarecer duvidas que apareçam, e é importante não abandonar o seu cliente para resolver o problema sem antes informa-lo que está fazendo isso, e logo após a resolução volte a entrar em contato com o mesmo.
5. A necessidade do seu cliente
Às vezes o cliente pode ter dificuldade em informar o que realmente necessita, seja por falta de conhecimento técnico ou por exaltação momentânea, então, sempre se coloque ao lado do cliente como o agente “resolvedor” de problemas, peça que ele lhe explique detalhadamente e mostre para ao mesmo que após a explicação você conseguirá resolver o problema dele.
Por: Paulo Vicente da Silva Costa.
Referências:https://www.agendor.com.br/blog/atendimento-ao-cliente-via-whatsapp/
http://blog.penseavanti.com.br/whatsapp-nas-empresas-conheca-os-riscos-do-uso-corporativo-do-app/
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